Hoje darei inicio a uma série de postagens nas quais iremos conhecer a história de alguns seres pré-históricos fascinantes e construir modelos desses seres usando a centenária técnica dos origamis. Essas postagens são o resultado de uma parceria entre o Museu Exploratório de Ciências e o Instituto de Geociências da Unicamp e faz parte de um conjunto de ações para divulgar o projeto “Exposição Tempo Profundo”. Uma exposição que propõe uma viagem pelo passado da Terra, desde de sua origem até os dias atuais.
Para saber mais e contribuir com o projeto você pode acessar página do Museu Exploratório de Ciências ou seguir as redes sociais do projeto: Facebook e Instagram.
Sem mais delonga, vamos conhecer o nosso primeiro organismo pré-histórico: o Dunkleosteus.
Ele literalmente comiam tubarões no café da manhã, sendo cerca de duas vezes mais poderoso do que o mais forte predador dos mares nos dias atuais, o grande tubarão-branco.
Dunkleosteus (Fonte: BBC News) |
Esse peixe placodermo dominou os mares durante o período Devoniano, entre 419 e 559 milhões de anos atrás. Esse período é conhecido como “idade dos peixes”.
O Dunkleosteus era um predador, tinha ossos afiados saindo de sua mandíbula em vez de dentes, possuía mais de 10 metros de comprimentos e uma grossa armadura óssea.
Crânio fóssil de Dunkleosteus (Fonte: Wikimedia Commons) |
As grandes responsáveis por essas mudanças foram as plantas, que durante o Devoniano passaram a colonizar o ambiente terrestre retirando CO2 da atmosfera, causando um resfriamento global e redução do nível dos oceanos. Além disso, o maior fluxo de matéria orgânica para os rios, mares e oceanos causou uma queda brusca na concentração de oxigênio nas águas, causando mais mortes de peixes.
Mão na Massa - Origami de Dunkleosteus
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário